Para implantar a gestão do ativo imobilizado, o primeiro passo é a realização do inventário físico dos bens duráveis (imóveis, máquinas, equipamentos, veículos, mobiliário, eletrônicos, etc).

O processo consiste em identificar fisicamente o bem com um número de tombamento e cadastrar, em algum banco de dados, informações como marca, modelo, fabricante, número de série e estado de conservação, bem como levantar o funcionário ou setor responsável pelos mesmos.

O número de bens que constituem o patromônio de uma empresa média pode passar facilmente dos 10.000, numa grande empresa então, com múltiplas filiais, sites e plantas estes números crescem muito mais. Isto dá uma idéia do volume de trabalho (pessoas x tempo) e os processos necessários para um levantamento confiável destas informações.

Benefícios da terceirização

A terceirização do inventário do ativo imobilizado além de economizar o tempo precioso de seus funcionários e evitar a compra de sistemas e equipamentos específicos para este trabalho, traz como benefício extra, a garantia de uma padronização nas etiquetas de identificação, uma uniformidade nos dados levantados e a certeza da qualidade das informações que irão constar em seu livro caixa.

Isto, sem dúvida irá ajudar a passar sem ressalvas por processos de auditoria e irá preparar a empresa para uma gestão eficaz do seu ativo imobilizado.

A F2R, sendo especialista em inventários de estoque e de patrimônio, é a opção certa para inventariar suas instalações.

Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso.